Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado

Concelho

Breve descrição do  Concelho de Torre de Moncorvo:

Torre de Moncorvo (muitas vezes chamado simplesmente de Moncorvo), é uma vila portuguesa, pertencente ao Distrito de Bragança, Região Norte e subregião do Douro, com cerca de 3 000 habitantes.

Com 53.277 hectares de superfície repartidos por 17 freguesias e 11.232 habitantes, Torre de Moncorvo quase tem metade da população da década de 50. Ainda assim é o concelho mais comercial e “urbano” do Douro Superior e também o que apresenta o maior número de serviços públicos.

É sede de um município com 532,77 km² de área e 9 919 habitantes (2001), subdividido em 17 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Vila Flor, Alfândega da Fé e Mogadouro, a sueste por Freixo de Espada à Cinta, a sudoeste por Vila Nova de Foz Côa e a oeste por Carrazeda de Ansiães.

O concelho recebeu foral de D. Sancho II em 1225.

Esta região, onde se produz excelentes vinhos generosos e o melhor azeite do mundo, é também a maior produtora nacional de amêndoa.

As freguesias de Torre de Moncorvo são as seguintes: Açoreira, Adeganha, Cabeça Boa, Cardanha, Carviçais, Castedo, Felgar, Felgueiras, Horta da Vilariça, Larinho, Lousa, Maçores, Mós, Peredo dos Castelhanos, Souto da Velha e Urros.

Webmaster: AEDRS